Museu de Aeronáutica no Ibirapuera
Imagem 1 - Parque do Ibirapuera em 1972 - Foto de Ricardo Della Rosa
O
Museu da Aeronáutica de São Paulo é pouco conhecido historicamente. Poucos sabem que logo ali, no Parque do Ibirapuera,
mais precisamente na OCA, já tivemos um museu do ar. Construído em
1954, pela Fundação Santos Dumont, teve sede no parque do
Ibirapuera, no Pavilhão Governador Lucas Nogueira Garcez (na
OCA), e foi desenhado por Oscar Niemeyer.
Criado para ser o Palácio de Exposições abrigaria também auditório e planetário. Esse espaço foi inaugurado com a exposição de arte italiana “De Caravaggio a Tiepolo” e só depois foi ocupado pelo Museu da Aeronáutica e pelo Museu do Folclore.
“...o
governo italiano enviou ao Brasil, por meio da Direzione Generale
Delle Antichità e Belle Arti, de Roma, a magnífica exposição De
Caravaggio a Tiepolo,
para participar das comemorações do IV Centenário da cidade
de São Paulo, em 1954. Com curadoria de Gilberto Ronci a exposição
ocorreu nos meses de setembro/outubro no então recém-inaugurado
Palácio das Exposições, edifício que hoje é conhecido como Oca,
no Parque do Ibirapuera. Foi certamente a primeira apresentação de
Caravaggio no Brasil, pois não se tem notícia da vinda de suas
obras antes disso.” (VODRET, 2012, p.70.)
A
construção do edifício fez parte das comemorações do IV
Centenário da cidade de São Paulo:
“A
data marcou aniversário
de
quatrocentos anos da cidade de São Paulo (...) foi apenas o início
de uma programação que pretendia estender a comemoração por todo
o ano de 1954. Em especial, através das exposições artísticas e
de feiras do comércio e da indústria
nacional e estrangeira, no Parque do Ibirapuera. De tal forma, apesar
das dificuldades em cumprir tudo que havia sido planejado, a
comemoração continuou mobilizando a cidade…” (LOFEGO, 2004,
p.71)
Em
meio a especulações e expectativas, o edifício que fazia parte do
complexo Parque do Ibirapuera, ficou pronto e inaugurado com sucesso.
Contudo, o Museu da Aeronáutica, idealizado pelo Comandante Amadeu
da Silveira Saraiva, passa a compor o prédio em 1959 e é inaugurado
em 16 de outubro de 1960.
Antes
mesmo de 1954, já haviam iniciativas para a construção de museu
que abrigasse aeronaves e artigos aeronáuticos. O histórico avião
Savoia-Marchetti
SM-55, conhecido como Jahu,
chegou a ficar nas dependências do Museu do Ipiranga por certo tempo
e esse seria parte do acervo do futuro museu. O Engenheiro Frederico
Abranches Botero, da Diretoria de Aeroportos, chegou a designar uma
comissão organizadora para a elaboração do projeto do futuro
museu, presidida pelo Engenheiro Romeu Corsini, que inclusive deveria
fiscalizar a construção do mesmo.
O
programa chegou a ser montado e proposta apresentada. A ideia era ser
um centro de difusão e de cultura, uma "escola viva". O
projeto, inicialmente projetado para ser em concreto armado, seria
construído em aço e chapas de alumínio e painéis de vidro.
Planejado
para ser construído em terreno do Museu do Ipiranga, acabou
recebendo a autorização do Prefeito em 1954, para compor o Complexo
do Parque do Ibirapuera.
Com
o convite feito a Oscar Niemeyer, esse projeto foi arquivado. E
apenas em 1949, o Pavilhão Governador Lucas
Nogueira Garcez receberia o Museu da Aeronáutica de São Paulo.
O
prédio que possui a seguinte configuração:
Subsolo:
área de 4.304,65 metros quadrados;
Térreo:
área de 3.295,55 metros quadrados;
1º
pavimento: área de 1.998,52 metros quadrados;
2º
pavimento: área de 938,65 metros quadrados.
Totalizando
10.537,36 metros quadrados, era ocupado pelo Museu da Aeronáutica em
5 mil metros quadrados distribuídos em dois pavimentos do pavilhão.
Seu
programa incluía área expositiva, auditório para palestras e
exibição de filmes, biblioteca e uma sala-cofre blindada. Seu
acervo era composto por motores e peças, maquetes, objetos de
aviação, e aeronaves, tais como o avião Jahu e o Cessna 140-A.
Seria o pioneiro e maior museu de aeronáutica na América Latina de
acordo com dados da Fundação Santos Dumont.
Esse
Pavilhão, conhecido como OCA, foi e é mantido pela Secretaria de
Cultura do Estado de São Paulo. O Museu da Aeronáutica contava
ainda com o apoio do Ministério da Aeronáutica e de empresas
particulares e foi encerrado no ano 2.000.
“Mais
de oito milhões de pessoas já haviam visitado o Museu de
Aeronáutica desde a sua inauguração.”
(fonte:http://www.sampa.art.br/museus/aeronautica/. Visto em dezembro
de 2014.)
Atualmente,
a aeronave Jahu, que cruzou o Oceano Atlântico em 1929 por meio do
vôo de José Ribeiro de Barros, voando a 190 quilômetros por hora
(média), partindo às 4h30 das Ilhas Portuguesas e amerrissando às
17 horas no arquipélago de Fernando de Noronha, encontra-se no Museu
da TAM. Bem como, o Cessna 140-A, fabricado em 1949 e adquirido pelo
Comandante Rolim Adolfo Amaro em 1993. Sendo o Jahu, cedido pela
Fundação Santos Dumont por meio de comodato.
Em
2000, o Edifício sofre uma reforma realizada pelo Arquiteto Paulo
Mendes da Rocha. Em 2005, passa a ser administrado pela Secretaria do
Verde e Meio Ambiente e seus eventos são de responsabilidade da
Secretaria da Cultura. E em 2010, passa a ser administrado pelo Museu
da Cidade, junto com a Secretaria Municipal de Cultura. Hoje, o
edifício é ícone para a cidade e faz parte do circuito cultural da
cidade, abrigando grandes exposições de repercussão internacional.
Imagem 2 - Parque do Ibirapuera em 1972 - Foto de Ricardo Della Rosa
Imagem 3 e 4 - Pavilhão Governador Lucas Nogueira Garcez. Foto Ricardo Della Rosa, 1972.
Imagem 5 - Projeto para Museu de Aeronáutica de São Paulo (fonte: NEGRÃO, Diógenes Vieira. Museu de Aeronáutica de São Paulo, Revista de Engenharia Mackenzie, ano 38, nº22, jan/fev 1954)
Imagem 6 e 7 - Edifício em obras e edifício pronto em 1954 (fonte Folhapress)
Imagem 8 - Vôo de demonstração do Convair-340 em 1954 (fonte Folhapress)
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